video

Este trabalho é fruto do convênio celebrado entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e o Instituto de Políticas Relacionais (IPR), que em parceria com o Armazém Memória apresentou a proposta e a realizou, contando para tanto com recursos de emenda parlamentar do orçamento de 2010 aprovada pelo Deputado Estadual Simão Pedro Chiovetti.

O material objeto desta Mostra Virtual de Vídeos encontrava-se disperso em acervos de várias instituições dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, guardados em fitas de video-cassete com pouco uso ou nenhum, uma vez que tal suporte com o advento dos aparelhos de DVD tornou-se obsoleto, ficando estes VHS esquecidos em armários ou prateleiras. No processo de construção do catálogo, vários títulos dos materiais reunidos foram recuperados, evitando que seus conteúdos pudessem perder-se dada a situação de mofo e deterioração de algumas fitas de VHS encontradas.

O material coletado foi limpo e recuperado, digitalizado, convertido para DVD e devolvido às instituições e pessoas que gentilmente cederam o material para o desenvolvimento do projeto, onde migrados para o novo suporte, voltam a ter utilidade nas prateleiras das instituições.

Reunir esta quantidade de títulos sobre este período de nossa história e transformá-los em suporte digital compatível com a internet para compor esta mostra virtual de vídeos é antes de tudo uma homenagem a todos aqueles envolvidos em sua produção, que garantiram com seu trabalho, esforço e muitas vezes coragem, que as gerações de hoje pudessem ter acesso a estes depoimentos e recortes sobre uma época sombria de nossa história.

Abrir acesso universal e gratuito a estes conteúdos através de página própria ligada ao Armazém Memória, possibilita a estudantes, professores e usuários conhecerem um pouco deste período de nossa história e através deste conhecimento esperamos fortalecer a democracia em nosso país, num momento em que a necessidade de conhecer o passado está em discussão através da criação da Comissão da Verdade.

A memória histórica é fator de aprendizado, aperfeiçoamento e troca de experiência entre as gerações. Divulgue e participe deste esforço.

Redes sociais:

face