CONSULTORIA

GESTÃO DE PROJETOS/PROGRAMAS

Identificamos necessidades  de comunidades, Órgãos públicos e empresas  privadas e as transformamos  em projetos e programas  culturais, educacionais e sociais.

Nós fazemos a gestão do seu projeto/programa com transparência, responsabilidade e confiança agilizando processos burocráticos para facilitar a execução do seu plano de trabalho.

GESTÃO DE PROJETOS

O Relacionais atua com a gestão de projetos sociais, educacionais e culturais. Fazemos a gestão de recursos, captação de recursos, prestação de contas, mobilização e engajamento, desenvolvimento do plano de comunicação, e monitoramento e avaliação de projetos. 

Atuamos  também como articuladores e mediadoras  entre os órgãos públicos e as organizações parceiras para auxiliar na execução dos projetos. Acompanhar a execução dos projetos, com foco no plano de trabalho pactuado, e fazemos reporte ao parceiro, garantindo a realização das ações previstas dentro do cronograma e orçamento acordados. 

Nosso trabalho de gestão de projetos consideramos os itens: 

  • Gestão das etapas, ações e atividades; 
  • Gestão de pessoas/equipe
  • Gestão Jurídica, Administrativa e Financeira 
  • Gestão de Comunicação e Informação 

A gestão da informação gera visibilidade e dá transparência aos conteúdos e aos resultados de ações coletivas por meio da implantação de processos nas áreas: relacionamento, administração, financeira e apoio jurídico. Internamente no nosso Instituto, toda ação realizada gera nova informação, que é administrada e apropriada pelo nosso próprio grupo, fomentando a criação de novos conteúdos e novos processos além de contribuir significativamente no processo avaliativo de nossas ações.

Atuamos da mesma maneira para outras instituições que necessitem de consultoria para a gestão da sua informação. Por entender que todo grupo organizado usa a informação, cria significado com ela, constrói conhecimento e com base nesse conhecimento toma decisões, a gestão da informação passa a ser determinante no planejamento de ações, no estabelecimento de políticas institucionais, na avaliação e na implantação de processos participativos.  A gestão da informação é a administração dos processos informacionais que se baseiam na busca, organização, controle e armazenamento, disponibilizando acesso à informação online.

Registramos a produção, organizamos e sistematizamos as informações das comunidades em diversos suportes. Utilizamos as tecnologias, de forma pedagógica, nossas ações caminham no sentido de criar, estimular e fomentar redes que facilitem o acesso à informação e deem visibilidade às nossas ações. Ao compartilhar recursos, serviços e informação, as redes estimulam e ampliam o uso de práticas colaborativas e participativas, que colaboram para a construção de uma sociedade mais democrática.

APOIO NA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE VOLUNTARIADO 

Para apoiar as ações voluntárias realizamos diversas atividades como: 

  • Apoio na implementação de um programa e projetos de voluntariado em uma empresa ou organização social
  • Apoio na gestão do programa de voluntariado
  • Formação de equipe
  • Mobilização e Engajamento
  • Monitoramento e Avaliação

METODOLOGIA:

Utilizamos uma metodologia freiriana dialógica, participativa, ativa, crítica e criativa, que se baseia no sociopsicodrama para valorizar a realidade de cada indivíduo e do território, evidenciando as diferenças, para promover a reflexão em busca de um conjunto de soluções. Dessa forma, os participantes podem compreender melhor seu papel e pensar como compartilhar seus saberes e culturas, fazendo um trabalho em rede e em sintonia com seu território.

Estimulamos a construção coletiva através de abordagens ativas com diversas ferramentas que promovem a geração de ideias para a transformação social em prol de um bem comum. 

Todos os serviços e técnicas aqui colocadas serão adaptadas para cada organização/empresa, pois cada uma tem uma demanda diferente. Deste modo oferecemos projetos personalizados buscando suprir as demandas específicas presentes em cada organização/empresa e estrutura.

Para saber mais: marque uma reunião com a gente 🙂

ALGUMAS CONSULTORIAS

Para o Itaú Social, realizamos três tipos de consultoria:

  • Mobilização e Engajamento e Gestão administrativa e financeira para o Programa de Voluntariado para mais de 40 Comitês Mobiliza Itaú , que são formados por colaboradores que realizam ações voluntárias em todo o país.
  • Implantação de modelo de governança para gestão de territórios para o Programa Melhoria da Educação
  • Gestão administrativa, financeira e jurídica para o Instituto Anísio Teixeira (IAT) da Secretaria Estadual de Educação da Bahia, que é parceiro do Programa Melhoria da Educação,  que percorre diversos territórios pelo país, fortalecendo as secretarias municipais de educação na sua capacidade para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade para todos e todas.

Para o Instituto Unibanco, criamos o Edital Conexão Juventudes, com apoio para as inscrições online, seleção e produção de seis projetos de documentários que retratam a pluralidade dos jovens brasileiros e o ensino médio como espaço de desenvolvimento desses jovens.