“Nosso objetivo é melhorar a vida de um bilhão de pessoas ‘pobres de informação’ até 2030, posicionando 320 mil bibliotecas públicas do mundo em comunidades críticas, como ativos e fornecedores por meio de tecnologias relevantes”
GLOBAL LIBRARIES

O Tô na Rede é uma parceria do Instituto de Políticas Relacionais com a Fundação Bill e Melinda Gates , o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e governos locais para melhorar o engajamento das bibliotecas públicas com a sua comunidade. Nosso objetivo principal é fomentar uma rede de conhecimento, leitura e informação por onde passamos e, dessa forma, potencializar o papel das bibliotecas públicas dentro de seus municípios. Elas devem ser espaços dinâmicos e modernos de criação, interação e disseminação da informação que acolham e envolvam as comunidades.

O Tô na Rede sempre começa por aumentar a capacidade de engajamento das pessoas que trabalham nas bibliotecas com a comunidade para que eles compreendam seu contexto e possam se valer da metodologia participativa para estabelecer novas parcerias. A biblioteca passa a se relacionar diretamente com governos locais, universidades, ONGs, comércio, canais de comunicação e etc.

Através de aulas e cursos, mobilizamos os funcionários das bibliotecas a identificar as demandas e talentos da comunidade e, em seguida, apontar as necessidades de informação e comunicação que o TÔ NA REDE vai trabalhar. Os funcionários realizam um mapeamento dos parceiros locais relevantes para as bibliotecas públicas e desenvolvem um plano de atividades participativo para seus usuários e a comunidade. Então, estabelecemos um “contrato de aprendizagem”: as regras que vão permear as atividades teóricas e práticas que a biblioteca vai oferecer como oficinas temáticas, palestras, vídeos, discussões em grupo, depoimentos e visitas em campo.

A segunda etapa do programa é um treinamento nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) a serviço das bibliotecas. Os participantes aumentam a capacidade de integrar as TICs aos serviços da biblioteca para expandir as possibilidades de atividades oferecidas e atender à comunidade. É nesse momento também que se forma a rede entre bibliotecas e outros parceiros: eles utilizam as plataformas online (e o próprio site do TÔ NA REDE) para trocar informações e integrar as esferas municipais, estaduais e nacional.

Pontos de Informação e Comunicação: Num esforço de aumentar sua capacidade de gerenciar informações locais, cada biblioteca pública tem uma área designada à instalação de novos equipamentos eletrônicos e móveis, com Wi-Fi livre e computadores com programas conforme demanda local. Nesse espaço acontecem os treinamentos em metodologia participativa, TICs e educomunicação. Funcionários das bibliotecas ficam responsáveis por selecionar um grupo de usuários, jovens da comunidade para o treinamento em conjunto. Eles também fazem a coleta, a classificação e a disseminação de informações do curso.

As ações do Tô na Rede estão diretamente ligadas aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU. Nesse sentido acreditamos que as Tecnologias da Informação e Comunicação são as ferramentas ideais para que os funcionários das bibliotecas possam atender melhor às necessidades da comunidade e, dessa forma, contribuir para o cumprimento dos objetivos da Agenda.

O projeto Tô na Rede participa dos programas internacionais: Global Libraries da Fundação Bill & Melinda Gates, Iberbibliotecas, Internacional Program Advocacy da IFLA

Acesse o site: www.tonarede.org.br 

Patrocínio

icon_small_bill_melinda_gates_foundation_logo

Apoio