quadro-ancestralidade1

Este projeto realizou o registro, divulgação e compartilhamento das da historia dos povos e comunidades tradicionais afro-brasileiras, -selecionadas no programa da FBN (Fundação da Biblioteca Nacional) para constituírem “Pontos de Leitura Temáticos” – história que se encontra em sua maior parte na memória, na história oral, vivida e repassada  pelas gerações.

Os Pontos de Leitura Temáticos são em territórios habitados por Povos e Comunidades Tradicionais Afro-brasileiros, Quilombolas e de Terreiros, constituídos por moradores e usuários das comunidades onde serão instalados os Pontos de Leitura da Ancestralidade Africana no Brasil.

O interesse do projeto foi colaborar para a preservação e maior visibilidade desses saberes das comunidades afro-descendentes, cujo patrimônio cultural que subsiste na memória das comunidades, vivido e vivo, nas narrativas que transitam pelas gerações, na maior parte das vezes ignoradas pelos registros históricos.

Este projeto facilitou aos membros das comunidades a utilização deste acervo temático, inclusive com o registro das narrativas, pois reconhecemos que a tradição oral é uma forma importante de transmissão do saber, que se processa de diversas formas, não somente através de livros.

Com isso, esperamos também contribuir para a implementação da Lei 10.639/03, que determina a inclusão desses conteúdos nos currículos escolares, bem como para o combate aos preconceitos e a promoção de um pluralismo cultural compatível com a diversidade étnico-racial do país.

Este projeto se constitui como um piloto para o desenvolvimento de conceitos, metodologias e possibilidades de registro e divulgação nessa trajetória de preservação da memória das Comunidades Tradicionais Afro-brasileiras. Nesse sentido se propõe também a construir uma ponte e capacitar multiplicadores para novos registros e ampliação do acervo.

Foram realizadas dez viagens, uma a cada comunidade selecionada. A cada retorno da equipe de campo, todo o material coletado passava por uma transcrição do áudio, edição do vídeo e escrita de um diário de campo, que imediatamente era publicado no site desenvolvido para o projeto. O resultado final congrega mais de 150 horas de gravação em vídeo, 300 horas de áudio coletado e um total de 1.200 fotos. Todas as informações e registros foram organizados e sistematizados em vários suportes, tais como: relatórios de campo de cada visita técnica; mapa do Google com referências geográficas e dados socioeconômicos de cada local, área, cidade e estado; biblioteca multimídia com fotos e vídeos; painel colaborativo; notícias; e uma biblioteca virtual de livros e textos temáticos. Todos esses registros e documentos estão disponíveis no site www.ancestralidadeafricana.org.br.

 

 

Livro – Ancestralidade Africana no Brasil – Memória dos Pontos de Leitura

 

barra de logo_ancestralidade