Lightbox Plus
Lightbox Plus
Lightbox Plus

01af561d-e556-49aa-b6d4-d9f46e11ebf9

O mundo está em desarmonia.

Em um planeta finito, buscamos recursos e acumulações infinitas, com isso, desigualdade e desencanto tornam-se a tônica. O objetivo é reencontrar meios para uma vida sem excessos, em harmonia com o Planeta, nossa Casa Comum. A harmonia da pessoa com ela mesma, da pessoa com os demais humanos, e dos humanos com a comunidade da vida. Como meio para reencontrar a harmonia, o sentir-pensar-agir, o pensar o que sente e o agir conforme o que se sente e o que se pensa, unindo as linguagens das mãos, do coração e da cabeça, conforme propõe o Papa Francisco. Um dos caminhos é a Cultura do Encontro, o se perceber no ‘outro’, que só a cultura do diálogo pode proporcionar, exercitando a alteridade e a empatia. A proposta para criação do presente Fundo Internacional visa agregar recursos para um profundo processo civilizatório, para um pacto educativo-cultural, reunindo as diversas sabedorias ancestrais, comunitárias e artísticas, em PONTOS DE ENCONTRO, nas mais diferentes realidades sociais e territoriais, começando pela América Latina e adentrando pelos demais continentes, em posterior etapa. Cada PONTO DE ENCONTRO espelhando uma realidade diversa, mas sempre com um profundo compromisso comunitário, cidadão e humanista. O foco formativo será voltado para a juventude (entre 16 e 24 anos), que passarão por um processo de serviço-aprendizagem comunitário e criativo, como AGENTES JOVENS DE CULTURA CIDADÃ. Durante um ano esses Agentes Jovens receberão uma formação específica, conforme a realidade local, nas áreas das artes e cultura, mídia livre, ambiente, educação popular, direitos humanos e organização cidadã, e concomitante, aplicarão essa formação em trabalhos para suas próprias comunidades.

E contamos com a benção do Papa 🙂 

Em junho de 2018 o Seminário Pontos de Encontro – Cultura a Unir os Povos em Castel Gandolfo, Itália , foi realizado pelo Instituto Casa Comum, em parceria com o Programa Scholas Occurrentes, com a participação de 48 pessoas, de 28 entidades com atuação em cultura, natureza e comunidades de diversos países da América Latina. O Seminário fez parte do IV Congresso do Scholas Cátedras – Universidades em saída – (ação do programa Scholas Occurrentes junto a universidades de todo mundo) e teve por objetivo sistematizar experiências de Pontos de Cultura e movimentos pela Cultura Viva Comunitária na América Latina, bem como a apresentação de propostas para a transformação dessas experiências em projeto mundial, via a criação de um Fundo Mundial para a Cultura do Encontro. A intenção é oferecer políticas públicas para a Cultura do Encontro, da paz e da convivência, baseados na experiência brasileira com o programa Cultura Viva e os Pontos de Cultura, que chegaram a alcançar 3.500 Pontos de Cultura em 1.100 municípios, beneficiando 9 milhões de pessoas, entre 2004/10 (dados do IPEA). Posteriormente essa política pública transformou-se em movimento latino americano e hoje está presente em 17 países. O objetivo do seminário foi refletir juntos, buscando gerar uma proposta de cooperação, com base em experiências de casos de sucesso que podem servir como um modelo a ser aplicado em diferentes situações, e foram sintetizadas na Carta de Castelgandolfo, redigida pelos participantes do encontro e firmada coletivamente em 29 de junho de 2018.

agenda 2030O projeto está alinhado à Agenda 2030 da ONU Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, especificamente no objetivo 16 – Justiça e Paz – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

WhatsApp Image 2018-06-27 at 05.21.39 (1)Apontando para um profundo processo civilizatório que favorece o estabelecimento de um novo pacto educativo-cultural a partir da cultura do encontro, estas organizações comunitárias focadas em arte e cultura, ambiente, educação popular, direitos humanos, direitos da mãe terra, tecnologia livre e organização cidadã, realizam ações solidárias de modo permanente, dando uma resposta concreta à população de suas localidades e fortalecem a proposta dos Pontos de Encontro. O Seminário contou, desde o início com a partilha das ações de cada organização presente, para maior aproximação e reconhecimento entre os participantes. Teve momentos de debate, reflexão e compreensão aprofundada sobre a proposta dos Pontos de Encontro, do convênio com o Scholas Occurrentes, da possibilidade de parcerias para captação de recursos e planejamento de ações que solidifiquem o projeto a partir do Seminário.

Foi elaborada a Carta de CastelGadolfo e enviada para o Papa Francisco que já acenou para seguirmos em frente!

Veja o vídeo de como foi o Seminário Pontos de Encontro – Cultura a Unir os Povos e IV Congresso Intenacional Cátegras Scholas

barra de logos final