biblioteca2030A proposta da Biblioteca 2030 parte do princípio de que “A biblioteca pública é um agente essencial para a promoção da paz e do bem-estar espiritual nas mentes dos homens e das mulheres”, como coloca o Manifesto da IFLA/Unesco sobre Bibliotecas Públicas, além de “enquanto força viva para a educação, a cultura e a informação”.

Este projeto é uma evolução do Tô na Rede no sentido de melhorar e aumentar o engajamento das bibliotecas para que elas possam servir às necessidades de informação e comunicação de suas comunidades. O objetivo do projeto será oportunizar o debate de temas relevantes e atuais nas áreas do livro, leitura, literatura e bibliotecas, além de viabilizar a troca de experiências e valorização de boas práticas na gestão pública e também da sociedade civil  organizada.

Trabalhamos para que a biblioteca seja um espaço público de encontro para os cidadãos, a partir da demanda local e de celebração da diversidade cultural reconhecida como o caminho para a melhor convivência. 

As ações do projeto, alinhadas à Agenda 2030, ao Plano Nacional de Cultura e ao Plano de Leitura e Escrita, consistem de um MOB Escuta, as formações do Tô na Rede, MOBs Regionais, MOBs Estaduais, Prêmio Biblioteca 2030, MOB Nacional – para, ao fim, formarmos uma rede articulada de bibliotecas públicas do Brasil.

Bibliotecas são instituições fundamentais para alcançar os objetivos da ONU que englobam o desenvolvimento econômico, ambiental, social e cultural.

linha do tempo

“Nada mudará se as pessoas não se envolverem em suas comunidades” – Barack Obama