logo-memorial-anistiaA rede de conteúdo para disponibilizar a documentação reunida no portal sobre o processo de Anistia realizado em 1979, é formada pelo Arquivo Nacional , Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, Arquivo Edgard Leuenrout, Arquivo Ana Lagoa, Fundazione Lelio e Lisli Basso Issoco, que aportaram fundos e coleções sob sua guarda referente ao tema, além de conteúdos dos arquivos da Comissão da Anistia e Armazém Memória.

Este portal MEMORIAL DA ANISTIA vem de encontro à necessidade de promovermos em nosso país um processo de educação pela memória histórica, visando o fortalecimento da democracia e de nossas instituições, para que no Brasil possamos aprofundar a justiça de transição e superar de vez as praticas golpistas e repressoras enraizadas na cultura e prática de vários setores da nossa sociedade. Ditadura nunca mais. A Comissão de Anistia foi instalada pelo Ministério da Justiça, no dia 28 de agosto de 2001. Criada pela Medida Provisória n.º 2.151, a Comissão está analisando os pedidos de indenização formulados pelas pessoas que foram impedidas de exercer atividades econômicas por motivação exclusivamente política desde 18 de setembro de 1946 até cinco de outubro de 1988.

 

ANISTIA JORNAL

CONHECER É PRECISO

O projeto Acervo Virtual da Anistia foi idealizado como uma ferramenta pedagógica de educação e de conhecimento pela memória, para o desenvolvimento da cidadania e o fortalecimento da democracia no Brasil, bem como para que as novas gerações aprendam com seu passado histórico. PESQUISE NO ACERVO DA ANISTIA

O avanço da tecnologia de informação propiciou um enorme salto no acesso ao conhecimento. Atualmente a pesquisa, que antes somente era possível mediante o manuseio presencial da documentação, está disponível também pela internet, possibilitando que a troca de informação e a produção do conhecimento sejam realizados de forma mais ágil. Multiplique e partilhe o que encontrar em seus estudos, afinal, conhecer é preciso…

BARRA LOGOS OK