“…para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça.”             “Dom Paulo Evaristo Arns.

logo-brasil-nunca-mais-digital-3A partir do exame de cerca de 1 milhão de páginas de processos judiciais, publicaram-se relatórios e um livro de igual nome (Editora Vozes) retratando as torturas e outras graves violações a direitos humanos durante a ditadura militar brasileira.

Por temor de que o material de pesquisa pudesse ser destruído pelos órgãos da repressão política, microfilmes de toda documentação foram remetidos aos Estados Unidos da América. Com o projeto Brasil Nunca Mais Digital esse acervo retorna ao país e se tornará totalmente acessível através da internet, abrindo novos horizontes para pesquisas e consultas pela sociedade civil.

A ele se somam os documentos arquivados pelo Conselho Mundial de Igrejas em sua sede na Suíça, os quais registram os principais passos do desenvolvimento do BNM e sua repercussão internacional. A repatriação dos arquivos do BNM fortalece nossa democracia e contribui para a concretização dos direitos à verdade, à informação e à memória. O Brasil Nunca Mais Digital é uma iniciativa do Armazém Memória, Arquivo Público do Estado de São Paulo e Ministério Público Federal, com o apoio do Arquivo Nacional, Center for Research Libraries (EUA), Conselho Mundial de Igrejas (Suíça), Instituto de Políticas Relacionais e OAB/RJ.

Você pode pesquisar mais de 1 milhão de páginas: http://bnmdigital.mpf.mp.br/#!/pesquisar-no-acervo

Redes sociais:

face

 

Saiba mais:

http://bnmdigital.mpf.mp.br

amLogo_MPF_147Logo_apesp_261

churchLogo_OAB_147Logo_AN_147brown-universityLogo_CRL_261

 

 

 

 

 

 

Logo_PUC_147Logo_AEL_147Logo_CNV_147Logo_RN_261Logo_METODISTA_147