Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in D:\Web\Dualtec-STD\relacionais\relacionais.org.br\www\index.php on line 49  Relacionais » Cultura a Unir os Povos
Call us toll free: +55 11 3063 2464
Top notch Multipurpose WordPress Theme!
Call us toll free: +55 11 3063 2464

Cultura a Unir os Povos

18 jul 2018 por em Todos os projetos

box

O projeto Cultura a Unir os PovosPontos de Encontro reúne a sabedoria ancestral, comunitária e artística nas mais diversas áreas sociais e territoriais proporcionará atividades formativas de aprendizagem-serviço criativo, destinadas a jovens e os incorporando ativamente em projetos definidos dentro do contexto de cada comunidade, com um profundo compromisso cidadão, os Agentes Jovens de Comunidade. Durante um ano, os Agentes Jovens de Comunidade receberão formação específica e, ao mesmo tempo, aplicarão o que aprenderam em trabalhos para melhorar suas próprias comunidades. A formação de “Agentes Jovens de Comunidade” pretende demonstrar que é possível realizar um programa com baixo custo unitário e alto impacto social, econômico, cultural e civilizatório, em que a cultura do encontro é a base para a coexistência pacífica.

 

 

 

 

01af561d-e556-49aa-b6d4-d9f46e11ebf9

O mundo está em desarmonia.

Em um planeta finito, buscamos recursos e acumulações infinitas, com isso, desigualdade e desencanto tornam-se a tônica. O objetivo é reencontrar meios para uma vida sem excessos, em harmonia com o Planeta, nossa Casa Comum. A harmonia da pessoa com ela mesma, da pessoa com os demais humanos, e dos humanos com a comunidade da vida. Como meio para reencontrar a harmonia, o sentir-pensar-agir, o pensar o que sente e o agir conforme o que se sente e o que se pensa, unindo as linguagens das mãos, do coração e da cabeça, conforme propõe o Papa Francisco. Um dos caminhos é a Cultura do Encontro, o se perceber no ‘outro’, que só a cultura do diálogo pode proporcionar, exercitando a alteridade e a empatia. A proposta para criação do presente Fundo Internacional visa agregar recursos para um profundo processo civilizatório, para um pacto educativo-cultural, reunindo as diversas sabedorias ancestrais, comunitárias e artísticas, em PONTOS DE ENCONTRO, nas mais diferentes realidades sociais e territoriais, começando pela América Latina e adentrando pelos demais continentes, em posterior etapa. Cada PONTO DE ENCONTRO espelhando uma realidade diversa, mas sempre com um profundo compromisso comunitário, cidadão e humanista. O foco formativo será voltado para a juventude (entre 16 e 24 anos), que passarão por um processo de serviço-aprendizagem comunitário e criativo, como AGENTES JOVENS DE CULTURA CIDADÃ. Durante um ano esses Agentes Jovens receberão uma formação específica, conforme a realidade local, nas áreas das artes e cultura, mídia livre, ambiente, educação popular, direitos humanos e organização cidadã, e concomitante, aplicarão essa formação em trabalhos

para suas próprias comunidades.

 

E contamos com a benção do Papa 🙂 

Em junho de 2018 o Seminário Pontos de Encontro – Cultura a Unir os Povos em Castel Gandolfo, Itália , foi realizado pelo Instituto Casa Comum, em parceria com o Programa Scholas Occurrentes, com a participação de 48 pessoas, de 28 entidades com atuação em cultura, natureza e comunidades de diversos países da América Latina. O Seminário fez parte do IV Congresso do Scholas Cátedras – Universidades em saída – (ação do programa Scholas Occurrentes junto a universidades de todo mundo) e teve por objetivo sistematizar experiências de Pontos de Cultura e movimentos pela Cultura Viva Comunitária na América Latina, bem como a apresentação de propostas para a transformação dessas experiências em projeto mundial, via a criação de um Fundo Mundial para a Cultura do Encontro. A intenção é oferecer políticas públicas para a Cultura do Encontro, da paz e da convivência, baseados na experiência brasileira com o programa Cultura Viva e os Pontos de Cultura, que chegaram a alcançar 3.500 Pontos de Cultura em 1.100 municípios, beneficiando 9 milhões de pessoas, entre 2004/10 (dados do IPEA). Posteriormente essa política pública transformou-se em movimento latino americano e hoje está presente em 17 países. O objetivo do seminário foi refletir juntos, buscando gerar uma proposta de cooperação, com base em experiências de casos de sucesso que podem servir como um modelo a ser aplicado em diferentes situações, e foram sintetizadas na Carta de Castelgandolfo, redigida pelos participantes do encontro e firmada coletivamente em 29 de junho de 2018.

 

 

agenda 2030O projeto está alinhado à Agenda 2030 da ONU Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, especificamente no objetivo 16 – Justiça e Paz – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

 

 

 

 

WhatsApp Image 2018-06-27 at 05.21.39 (1)Apontando para um profundo processo civilizatório que favorece o estabelecimento de um novo pacto educativo-cultural a partir da cultura do encontro, estas organizações comunitárias focadas em arte e cultura, ambiente, educação popular, direitos humanos, direitos da mãe terra, tecnologia livre e organização cidadã, realizam ações solidárias de modo permanente, dando uma resposta concreta à população de suas localidades e fortalecem a proposta dos Pontos de Encontro. O Seminário contou, desde o início com a partilha das ações de cada organização presente, para maior aproximação e reconhecimento entre os participantes. Teve momentos de debate, reflexão e compreensão aprofundada sobre a proposta dos Pontos de Encontro, do convênio com o Scholas Occurrentes, da possibilidade de parcerias para captação de recursos e planejamento de ações que solidifiquem o projeto a partir do Seminário.

Foi elaborada a Carta de CastelGadolfo e enviada para o Papa Francisco que já acenou para seguirmos em frente!

 

 

 

 

 

Veja o vídeo de como foi o Seminário Pontos de Encontro – Cultura a Unir os Povos e IV Congresso Intenacional Cátegras Scholas

 

 

 

 

 

barra de logos final

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wig female long hair wigs curly hair, big waves fluffy, natural remy hair extensions sweet, shaved face, net cheap hair extensions red cute Korean air bangs, natural human hair wigs realistic wig set.