LIVROS

“Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca.”

Jorge Luis Borges

Ancestralidade Africana no Brasil - Memória dos Pontos de Leitura

Livro do projeto Pontos de Leitura da Ancestralidade Africana no Brasil, uma ação cultural, transversal, que tem por objetivo principal apoiar e estimular iniciativas culturais já em andamento, voltadas para a preservação e a difusão da cultura de matriz africana.

Genocídio Indígena e Políticas Integracionistas - Demarcando a Escrita no Campo da Memória

O livro aparece em um momento crucial da luta dos povos indígenas no Brasil. Momento em que se veem, mais uma vez, ameaçados em sua sobrevivência diante de tantos ataques aos seus direitos duramente conquistados. Os povos indígenas lutam hoje, em várias frentes, pelo direito de existir: no enfrentamento direto contra os invasores de suas terras, pela via judicial, pela mobilização nacional e internacional e, no caso desse livro, lutam, demarcando a escrita, contra o apagamento de sua memória e história.

Tô na Rede - Metodologia Participativa para Bibliotecas Públicas

Este livro é fruto de um processo de formação e engajamento de funcionários de bibliotecas públicas brasileiras, visando qualificar e potencializar suas ações por meio do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), e implementar um atendimento mais integrado e eficiente desses equipamentos culturais a seus usuários.
Nesta formação utilizamos uma metodologia participativa, trabalhando as relações internas dos grupos, estimulando talentos e criando estratégias para transformar antigos hábitos, pouco eficazes e cristalizados no cotidiano do ambiente de trabalho.

Paulo Emílio: Legado Crítico

O movimento de revisão crítica da obra de Paulo Emílio segue em andamento. Nos últimos anos, jovens pesquisadores universitários começaram a estudar o autor por diferentes caminhos. Para esses jovens, ele é só mais um autor lido entre tantos outros textos acadêmicos. GOMES, Paulo Emílio Sales é apenas uma referência bibliográfica. Dissertações de mestrados e teses tematizam sua obra ou tangenciam seu pensamento. Este livro reúne ensaios originais dessa geração, com o objetivo de desenvolver uma obra que possibilite leituras atuais sobre o autor e estimule novos intérpretes a analisar seus escritos.

Acesso e Oportunidade para Todos

As bibliotecas oferecem infraestrutura para as tecnologias de informação (TICs) e ajudam as pessoas a desenvolver a capacidade de usar a informação de forma eficaz e preservá-la para garantir o acesso permanente às futuras gerações. Proporcionam uma rede confiável de instituições locais que podem chegar a todos os setores da população. Para isso a IFLA (The International Federation of Library Associations and Institutions) desenvolveu uma cartilha com exemplos de ações que as bibliotecas estão realizando alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Você pode começar a identificar as ações na biblioteca que você trabalha.

Design Thinking para Bibliotecas

O livro Design Thinking para Bibliotecas – Um Toolkit para Design Centrado NO Usuário foi traduzido para o português com a finalidade de auxiliar quem trabalha em bibliotecas e enfrenta diariamente desafios para ver seus objetivos gerarem resultados. É um material destinado àquelas pessoas que não se contentam com pouco, que buscam  mais, que querem mais, que são audaciosos e destemidos! Podem ser profissionais de bibliotecas públicas, comunitárias, escolares, universitárias, especializadas, não importa a tipologia, importa querer realizar grandes feitos e abrir a mente ao novo, ao inesperado, à surpresa. Todos que tenham gana e um brilho no olhar conseguirão aproveitar as técnicas e a metodologia cuidadosamente preparadas por pessoas que estão buscando inovar com o que já tem e fazer a diferença em suas práticas de trabalho.

Habeas Corpus

O livro Habeas Corpus faz parte do projeto de mesmo nome e tem como objetivo principal a produção de pesquisa de texto e imagem sobre os desaparecidos políticos no Brasil (1964-1985)”, com entrevistas e reportagens.