Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in D:\Web\Dualtec-STD\relacionais\relacionais.org.br\www\index.php on line 49  Relacionais » Empreendedor Local
Call us toll free: +55 11 3063 2464
Top notch Multipurpose WordPress Theme!
Call us toll free: +55 11 3063 2464

Empreendedor Local

10 mar 2004 por em Todos os projetos

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Projeto Empreendedor Local foi uma experiência de cidadania e empreendedorismo do Programa Começar de Novo, que foi um dos componentes do eixo redistributivo da estratégia paulistana de inclusão social durante a gestão da Prefeitura de São Paulo, entre 2001 e 2004, responsável pelo combate à exclusão de pessoas desempregadas há mais de seis meses, com 40 anos ou mais, pertencentes a famílias de baixa renda.

O programa conferiu especial atenção à aquisição de competências e à ampliação de habilidades para a inclusão social de seus beneficiários, por meio da melhoria das condições de vida e criação de melhores oportunidades de trabalho. Foram priorizadas ações nas áreas da educação (ampliação da escolaridade), da tecnologia (inclusão digital) e da capacitação ocupacional em geral. Os participantes do programa receberam, durante o prazo de seis meses, auxílio no valor de até 100% do salário mínimo nacional vigente, seguro de vida coletivo e subsídio para despesas de deslocamento na prática das atividades de capacitação previstas.

O Programa Começar de Novo foi desenvolvido pelas organizações não-governamentais em dois módulos: básico e específico. Esse projeto foi realizado por meio de um curso que teve por objetivo contribuir para a elaboração, implementação e avaliação de projetos locais, de interesse coletivo e público, sendo desenvolvido na comunidade e apresentado para os parceiros locais (organizações sociais, públicas e privadas), tendo como meta final a geração e ocupação de renda para o desenvolvimento comunitário. Nosso desafio com o projeto foi o desenvolvimento de atividades caracterizadas como Formação Cidadã e de Capacitação Ocupacional e Aprendizagem em Atividades de Utilidade Coletiva em Empreendedorismo Local para 284 alunos nas regiões periféricas, localizados nas subprefeituras da cidade de São Paulo, distribuídos em oito turmas, sendo: uma turma de 34 alunos em Aricanduva, duas turmas de 35 participantes em Pirituba e cinco turmas de 36 alunos na Vila Maria/ Vila Guilherme.

Relatório publicado por Daniela Greeb e equipe.

Parceria Unesco e Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade – Prefeitura Municipal de São Paulo

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *