Eventos por todo o país reforçam luta pelo resgate da verdade histórica

relecionaisSeminários, debates, filmes, lançamentos de livros e exposições celebram compromisso com a defesa dos direitos humanos e respeito à memória política brasileira na Semana Nacional de Memória e Direitos Humanos

A Semana Nacional de Memória e Direitos Humanos, convocada pelo Núcleo de Preservação de Memória Política no final de fevereiro, já conta com a adesão de 40 eventos.
Nesta segunda, 1 de abril, o Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) promove o seminário “Arquivos da repressão e o acesso público na era digital”, que marcará o lançamento, na Internet, de cerca de 1 milhão de documentos do Deops/SP.

Também nesta data acontecem duas sessões do filme “1964 – Um golpe contra o Brasil”, produzido pelo Núcleo Memória e dirigido por Alipio Freire: às 14 horas, na Unidade Santos Amaro do Cursinho da Poli; e às 19h, no Museu da Imagem e do Som de Campinas, com debates após a exibição.
A Semana de Direitos Humanos terá também um evento internacional. Na quarta, 3 de abril, o Watson Institute for International Studies, da Brown University, dos Estados Unidos, realiza debate sobre duas obras literárias do escritor gaúcho Luis Fernando Verrismo que têm como tema central a ditadura civil-militar de 1964 e como este acontecimento histórico é abordado na ficção: A Mancha e O Condomínio. A discussão acontecerá no dia 3 de abril, quarta, das 18h às 19h, no auditório Joukowsky Forum, e terá como convidada Leila Lehnen, professora de literatura brasileira e hispano-americana da Universidade do Novo México.
Confira a lista completa de eventos da Semana Nacional de Direitos Humanos e notícias relacionadas no site da iniciativa, clicando aqui.
O êxito da Semana levou o Núcleo Memória a transformar esse site em ferramenta de divulgação permanente de ações que visem a valorização dos direitos humanos e o compromisso com o resgate da memória em nosso país.
convite-Realidade-Barco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *