Prêmios

Prêmios

IAP (IFLA)

Em 2017 o Instituto de Políticas Relacionais recebeu em parceria com a Federação Brasileira Associações Bibliotecários (FEBAB) um prêmio do International Advocay Programme da IFLA para realizarmos encontros em defesa das bibliotecas e e divulgar a Agenda 2030 entre profissionais, através de documentos que poderiam ser usados localmente em suas comunidades. Inicialmente, planejávamos atingir 40 pessoas em cada oficina e 100 on-line, mas acabamos superando esse objetivo chegando a 4419 pessoas, além das interações on-line. Isso foi possível devido ao nosso trabalho com metodologia participativa e em redes. De maio a dezembro, viajamos por todo Brasil participando e organizando reuniões, foram mais de 20 encontros em capitais estaduais, no interior do Pará – onde estava o projeto Tô na Rede – e no 27º Congresso Brasileiro de Ciências da Biblioteca, Documentação e Ciência da Informação. Essas reuniões nos permitiram discutir o conteúdo da Agenda e do livro “Acesso e oportunidade para todos” da IFLA que a FEBAB já havia traduzido, bem como responder perguntas e encorajar o debate e a divulgação on-line do projeto de defesa pelos profissionais.

IBERBIBLIOTECAS

O programa Iberbbliotecas, liderado pela Secretaria-Geral Ibero-Americana, SEGIB, e coordenado pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe, realiza anualmente um concurso com o objetivo de consolidar as bibliotecas públicas como espaços de livre acesso à informação e à leitura, de trabalhar pela inclusão social e de contribuir para a qualificação da educação e do desenvolvimento. O recurso desse prêmio possibilitou a interiorização do projeto Tô na Rede para todo Pará que até então só acontecia em Belém. Ao longo de 2017, chegamos aos 144 municípios do Estado através de encontros regionais e o diagnóstico das bibliotecas públicas. Foram seis encontros regionais “Pará Ler”, promovidos pela Fundação Cultural do Pará, em parceria com o Instituto de Políticas Relacionais e o Iberbibliotecas, nos municípios das regiões de integração de maio a outubro de 2017: Bragança , Santa Maria, Oriximiná, Rio Maria, Breves e Vitória do Xingu. Além disso, em julho de 2017 o Instituto de Políticas Relacionais selecionou 10 pesquisadores locais para coletar esses dados. Eles viajaram durante de agosto e setembro, para conversar com bibliotecários, funcionários e, claro, a comunidade e observar a situação de cada biblioteca. Esta é uma ferramenta garantirá a sustentabilidade das informações de qualidade e de propostas de políticas públicas para bibliotecas do estado do Pará. Em dezembro, todo esse processo de interiorização foi premiado pelo Instituto Pró-Livro na categoria ONGS. O Prêmio tem por objetivo homenagear organizações, em âmbito nacional, pelas ações de fomento à leitura.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO

Em dezembro, todo esse processo de interiorização foi premiado na 2ª edição do Retratos da Leitura, pelo Instituto Pró-Livro na categoria ONGS. O Prêmio tem por objetivo homenagear organizações, em âmbito nacional, pelas ações de fomento à leitura. Confira a entrevista de Veridiana Negrini e Denise Franco.

BIBLIOTECA 2030

Em dezembro de 2017, o Instituto de Políticas Relacionais e a Fundação Cultural do Pará deram, às seis bibliotecas que se destacaram no Diagnóstico das Bibliotecas Públicas Municipais do Estado do Pará, o Prêmio Biblioteca 2030. A premiação reconheceu projetos que conectam as comunidades com a informação e que se inspiram nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.<br /> As bibliotecas contempladas foram: Biblioteca Pública Municipal Miguellina Bitencourt de Araújo de Abaetetuba; Biblioteca Pública Municipal Eustórgio Miranda de Breves; Biblioteca Pública Municipal Eneas Cavalcante de Oriximiná; Biblioteca Pública Municipal Wesley Viana de Moura de Redenção; Biblioteca Pública Municipal Desembargador Wilson Marques de Tomé Açu; Biblioteca Avertano Rocha de Belém.